Logo Web Radio Água

Você está aqui:Início/Blog/Marcos Rosa
Marcos Rosa

Marcos Rosa

Graduado em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e Especialista em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Certificado em ITIL Foundation Certificate in IT Service Management (EXIN, 2009). Atualmente trabalho como Analista de Sistemas no Centro Internacional de Hidroinformática, localizado no Parque Tecnológico de Itaipu - BRA.

WebSite: http://about.me/marcosrosa

Qui, 14 de Junho de 2012 10:03

Um mundo distorcido pelos dados

Como seria o mapa mundi se o tamanho dos países fosse proporcional ao seu PIB? Ou ao índice de emissões de carbono? O resultado você pode conferir abaixo, selecionando os valores que vão distorcer o mapa e aqueles que vão colorir o cartograma.

Para acessar os mapas, clique em http://oglobo.globo.com/infograficos/mapas-distorcidos/

Sex, 30 de Março de 2012 17:34

HORA DO PLANETA

HORA DO PLANETA


O QUE É?

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

 
QUANDO?

Sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2012.

ONDE?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.


Fonte: wwf.org.br


avatarO LifeStraw é semelhante a um canudo grande, onde a pessoa suga a água imprópria para o uso de um lado e ela sai potável do outro lado instantaneamente. O dispositivo mede 25 centímetros e elimina, microorganismos causadores de diarréia, disenteria, tifóide e cólera, além de salmonela e outras bactérias causadoras de doenças.


avatarO chuveiro Eco Drop possui círculos com tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Com o passar do tempo a sensação se torna tão incômoda que acaba forçando a pessoa a sair do banho.


avatarBatizada de Jardim Zen a pia têm um canal que aproveita a água da lavagem das mãos para molhar as plantas. Além disso, a pia ainda conta com uma peça no início do canal que drena a água e retira o sabão.


avatarCom as notícias de que em breve a água pode se tornar escassa em nosso planeta ter um coletor de água pessoal até que não seria uma má ideia.


avatarOs israelenses inventaram um filtro que limpa a água em apenas 8 minutos e também um luminômetro portátil que, em 15 minutos, informa se existe algum elemento tóxico na água. Segundo os inventores os projetos garantem um maior aproveitamento da água já que grande parte do abastecimento de Israel vem de fontes subterrâneas cada vez mais poluentes.


avatarPara enfrentar os períodos de estiagem de chuva e também poupar água foi criado o Airdrop Irrigation que usa uma pequena turbina para coletar o ar e enviá-lo para o interior do equipamento. A rápida redução de temperatura do ar faz com que ele inicie o processo de condensação, o que gera água,que é bombeada para as raízes das plantas.


avatarDe acordo com um a pesquisa do projeto Solarball, uma em cada oito pessoas do planeta não possui água potável. O dispositivo foi criado para ser capaz de produzir até 3 litros de água potável por dia. É só inserir a quantidade de água contaminada desejada no recipiente e colocá-lo no sol.


avatarPor conta dos problemas da falta de água em países do terceiro mundo um inventor criou uma máquina que utiliza como fonte de energia fezes de vacas. O incrível é que a invenção faz qualquer tipo de líquido virar água potável.


avatarA máquina de lavar Xeros utiliza muito menos água do que a convencional e consome um terço de detergente em relação aos modelos convencionais. Além de economizar água, a máquina usa um terço de detergente junto com bolinhas de plástico de 0,3 cm, que podem ser reutilizadas muitas vezes.


avatarA tecnologia têm esse nome porque não usa e nem desperdiça água do vaso sanitário. Simples e econômico, o banheiro seco é consagrado em diversos países do mundo e utilizado desde a antiguidade. Além disso, os dejetos humanos viram adubo orgânico o que ajuda também na agricultura.


Fonte: http://lista10.org

Sex, 28 de Outubro de 2011 07:27

Latinoware 2011

Olá,

Os primeiros dois dias do evento foram bem cansativos e produtivos. Já no início do primeiro dia concedi uma entrevista para o Canal 10 de Foz do Iguaçu sobre as expectativas do Centro Internacional de Hidroinformática com o Latinoware, falei sobre as tecnologias, a programação de debates e a futura troca de experiências.

Ainda no primeiro dia, ministrei o minicurso “Joomla! – Da instalação à diversão” contando com a participação de mais ou menos 20 pessoas, das mais variadas formações e conhecimentos, contanto também com o pessoal do Paraguay.

No segundo dia iniciamos os debates em software livre, começando com o debate sobre “Desenvolvimento de sites em Joomla! WordPress ou Drupal”, no qual contamos com a presença variada de pessoas que discutiram sobre as vantagens dos CMS’s e suas experiências nas referidas tecnologias. À tarde o debate foi sobre desenvolvimento de sistemas web de georreferenciamento, que contou com debates relacionados às tecnologias JavaServer Faces, Vraptor, OpenLayers, Geoserver, Hibernate, entre outros.

Na terceiro dia, os debates se concentraram nos assuntos sobre "Desenvolvimento e Uso de Software Livre" e "Tecnologias e Redes Sociais".

O CIH é um centro de referência idealizado para promover a HIDROINFORMÁTICA aplicada à gestão das águas. HIDROINFORMÁTICA é um campo de estudo multidisciplinar que trata de temas ambientais, sociais e tecnológicos, dentro de uma perspectiva ética, usando a tecnologia de informação em sentido amplo, a fim de proporcionar a melhor gestão dos recursos hídricos e ambientais do território de influência. A Hidroinformática encoraja não somente o foco em tecnologias, mas na sua aplicação em um determinado contexto social.

O CIH executa projetos e desenvolve sistemas ligados à gestão das águas, dentre eles podemos destacar:

Projeto Web Rádio Agua - Plataforma de integração de conhecimentos
Projeto CTM - Cadastro Técnico Multifinalitário
Projeto PGBH - Gestão de Bacias Hidrográficas

Mais informações em http://www.hidroinformatica.org

Ter, 16 de Agosto de 2011 10:22

Latinoware 2011 em Foz do Iguaçu

Olá Pessoal,

Somente lembrando que nos dias 19 a 21 de outubro será realizada a Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2011 em Foz do Iguaçu.

Cerca de 2.500 pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas da áreas, são esperadas para a sétima edição do evento, realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) terá uma grande participação no evento, divulgando trabalhos relacionados a área de desenvolvimento de sistemas em plataformas livres e o grande case Web Rádio Água.

Não deixem de participar, mais informações em http://latinoware.org

 

Qua, 10 de Agosto de 2011 13:32

Geoprocessamento ao acesso de todos!

Você conhece a Revista FOSSGIS Brasil?

 

A FOSSGIS Brasil é uma revista brasileira sobre tecnologias livres e gratuitas sobre Geoprocessamento. Este projeto nasceu da união de alguns dos principais nomes do cenário das Geotecnologias Livres para atender a necessidade um periódico de alta qualidade, baseado nos princípios do software livre. A revista é distribuída gratuitamente, sem necessidade de se realizar quaisquer cadastros, pagamento de taxas ou algo do gênero.
Fonte: http://fossgisbrasil.com.br/

O download das edições pode ser realizado pelo link http://fossgisbrasil.com.br/download/

 

Pois é pessoal, a Web Rádio Água está na Programação do Joomla!Day 2011

Não deixem de participar, pois o evento será composto de palestrantes nacionais, internacionais e toda a comunidade Joomla! Brasil.

Vejam a programação no link: http://www.joomladaybrasil.org/2011/programacao

Eu vou estar lá !!!

 

Olá Pessoal,

No site da Agência Nacional de Águas (ANA) é possível efetuar download de arquivos, efetuar pesquisas históricas com a temática água no território brasileiro.

Informações como Bacias Hidrográficas, download de shapefiles (arquivos com informação geográfica) e muitos outros.

Além de documentos introdutórios de como gerenciar recursos hídricos e publicações.

Essas informações são excelentes para pesquisas e elaboração de trabalhos e projetos de gestão ambiental.

Os conjuntos de mapas das principais bacias hidrográficas brasileiras contém as seguintes informações:

  • Estações pluviométricas (2010)
  • Estações fluviométricas (2010)
  • Estações de qualidade da água (2010)
  • Estações sedimentamétricas (2010)
  • Estações telemétricas (2010)
  • Hidrografia 1:100000 (2010)
  • Hidrografia 1:250000 (2010)
  • Malha municipal (IBGE - 2000)
  • Sedes municipais (IBGE - 2000)
  • Limites das bacias e sub-bacias hidrográficas (2010)

Acesse: http://hidroweb.ana.gov.br/

 

 

Ter, 12 de Julho de 2011 13:49

Água - 7 Vídeos Engraçados

Alguns vídeos engraçados na Água.

<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>
Página 1 de 2

Redes Sociais

  • Facebook: webradioagua
  • Linked In: webradioagua
  • Orkut: 15823632741848208134
  • Twitter: webradioagua
  • YouTube: webradioagua

Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu
Av. Presidente Tancredo Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038

 

2017 • Todos os Direitos Reservados