Na viagem da equipe da Web Rádio Água à Santarém, em agosto, conhecemos dois projetos que navegam de vento em popa na terra do Rio Tapajós. Um deles vocês já conhecem: o Projeto Rádio pela Educação, lembram-se?
Agora, "respeitável público", queremos apresentar a vocês o Saúde e Alegria, que atua na região amazônica desde1987 promovendo processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuem de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania. Para tanto, o Saúde e Alegria as comunidades paraenses de Belterra, Aveiro, Juruti e Santarém na defesa de suas terras, de seus recursos naturais e na viabilidade social, econômica e ambiental de seus territórios, a partir de programas voltados para organização social, direitos humanos, saúde, saneamento, geração de renda, educação, cultura e inclusão digital. A arte, o lúdico e a comunicação são os principais instrumentos mobilização. Procura-se envolver todos os segmentos e faixas etárias, qualificando-os como multiplicadores das ações – lideranças, produtores rurais, empreendedores locais, professores, agentes de saúde, grupos de mulheres, jovens e crianças.
Mais do que ler, queremos que vocês vejam o trabalho realizado por eles com os próprios olhos. Mas não! Ninguém vai precisar ir até o Pará para conferir de perto. Basta clicar nos links abaixo e curtir a primeira parte reportagem feita pelo Programa Ação, da Rede Globo, que foi ao ar neste sábado, dia 17. A Web Rádio Água vai postar a última parte desta matéria na semana que vem! Não percam!
Saúde e Alegria: voluntários oferecem saúde e alegria à população ribeirinha no Pará
Saúde e Alegria: projeto leva organização comunitária e saneamento a vilas do rio Tapajós