Logo Web Radio Água

Você está aqui:Início/Dois Vizinhos

Integrantes do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA/UTFPR) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/Biologia) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Dois Vizinhos, realizaram uma atividade de grande importância socioambiental: a limpeza do leito do rio Girau Alto localizado na Trilha Ecológica Girau Alto no município de Dois Vizinhos – PR.

 A equipe formada por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal,  professores da UTFPR/DV e Colégio Estadual Leonardo da Vinci se depararam com situações de grande impacto ambiental, o rio apresentava pneus de caminhão, sacos plásticos, animais em decomposição, cadeiras e demais resíduos que estavam comprometendo seu fluxo.

 A proposta da ação foi sensibilizar a comunidade e o poder público municipal para que ações de cuidado ao meio ambiente se tornem parte das iniciativas realizadas no município, pois o problema se tornou de ordem social e precisa ser discutido em diversos setores da sociedade.

 As acadêmicas Bruna Locatelli do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura e Leila Rodrigues de Godois do curso de Engenharia Florestal, comentam sobre a atividade realizada.

Integrantes do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA/UTFPR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Dois Vizinhos se reuniram com alunos do Colégio Estadual Cristo Redentor para compartilhar saberes que envolvem a edição de áudios, imagens e produção de textos. Além das atividades de edição, o grupo teve acesso há diversos recursos educacionais digitais que irão a partir de agora enriquecer suas práticas de Educação Ambiental.

A iniciativa surgiu após três integrantes do GPEEA/UTFPR participarem de um curso de formação de Comunicadores Comunitários, oferecido pelo Departamento de Educação Ambiental de Itaipu Binacional em parceria em parceria com o Centro Internacional de Hidroinformática e Empresa Nativa Socioambiental

O objetivo da ação é multiplicar os Comunicadores Comunitários para atuarem nos diversos projetos de pesquisa e extensão que o GPEEA/UTFPR desenvolve, bem como o registro dos diversos eventos que participam, capilarizando as práticas socioambientais desenvolvidas em parceria com o Departamento de Educação Ambiental de Itaipu Binacional e potencializando dessa forma a Sala Verde que o grupo conquistou no último edital do Ministério do Meio Ambiente.

O aluno do Colégio Estadual Cristo, Allan, falou sobre a atividade que mais gostou da capacitação e agradeceu a oportunidade de estender seu conhecimento.


Sediado no município de Cascavel – PR, o XIV Encontro de Educação Ambiental – EPEA e I Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica – I CIRPEA, reuniu diversos atores sociais como Gestores Municipais de Educação Ambiental, professores universitários e da educação básica, secretarias municipais, ONG's, representantes de órgãos públicos e do setor privado e a comunidade em geral, para a troca de saberes e discussões visando a promoção da Educação Ambiental não só no Paraná, mas para todo o território nacional.

Um dos destaques do encontro ficou por conta do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental – GPEEA/UTFPR e da Unioeste que apresentou doze artigos compartilhando resultados das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Município de Dois Vizinhos e na Bacia do Paraná 3. Fabiana da Rosa,integrante da equipe e aluna da instituição comenta sobre a experiência e as percepções de participar de um evento com essa amplitude.

As atividades desenvolvidas pelo grupo contam com o apoio do Departamento de Educação Ambiental de Itaipu Binacional, Empresa Nativa Socioambiental e Web Rádio Água. Além da apresentação dos trabalhos, o GPEEA/UTFPR também atuou em parceria com a organização do evento e expôs no estande da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR materiais produzidos pela equipe.



O projeto “Sala Verde nas ondas do Rio Iguaçu” foi aprovado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA). Elaborado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental – GPEEA/UTFPR do município de Dois Vizinhos/PR, o projeto foi assessorado pelo Departamento de Educação Ambiental da Itaipu Binacional e Empresa Nativa Socioambiental e liderado pela Gestora Municipal de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3, professora e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental – GPEEA/UTFPR – Anelize Queiroz Amaral.

A proposta do projeto é promover um ambiente de construção e troca de saberes para o desenvolvimento coletivo e participativo de atividades de Educação Ambiental, visando sanar conflitos socioambientais e promover a formação de educadores ambientais na região.

O Projeto Sala Verde incentiva à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e formação ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

O município de Cascavel – PR, recebeu o XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e Colóquio Internacional de Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica. O evento contou com a presença de Educadores Ambientais, representantes da UNESP, UEM, UFPR, UTFPR, UNIVALI e UNIOESTE - escolas e colégios da Educação Básica, Itaipu Binacional e Gestores Municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3.

A coordenadora do evento, Dra. Irene Carniatto, fala sobre a importância desse evento para a construção de um ambiente mais equilibrado.  




Alunos do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho participam do XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA

O município de Cascavel – PR recebeu o XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA onde representantes da sociedade tiveram a oportunidade de vivenciar experiências socioambientais e compreender as práticas que ocorrem na Bacia do Paraná 3 e que necessitam a união conjunta para sua efetivação.

O EPEA é um dos eventos mais significativos para o fortalecimento da Educação Ambiental no Paraná e é realizado pela Rede Paranaense de Educação Ambiental - REA-PR, seus resultados tem refletido de forma positiva a nível estadual e nacional.


Daniel Marcondes e Felipe Elesbão, alunos do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho, comentam o significado de suas participações no evento.

A Gestora Municipal de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3 e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Dois Vizinhos - Anelize Queiroz Amaral, apresentou o trabalho referente a pesquisa “Mapeamento de Grupos Sociais, Conflitos e Projetos Ambientais do município de Diamante do Oeste – PR”, durante o II Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos.

A pesquisa foi realizada no ano de 2012 em parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental – GPEEABio. A gestora faz considerações sobre o trabalho apresentado, agradece a equipe GPEEABio e o município de Diamante do Oeste – PR por tornarem a pesquisa uma realidade possível na Bacia do Paraná 3. Confira! 

A Gestora Municipal de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3 e diretora da vigilância em saúde do município de Santa Helena – PR, Belloni Celso, apresentou  seu trabalho referente a pesquisa - “A PERCEPÇÃO DO ALUNO EAD DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO ENERGIAS DO BIOGÁS DA FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU” - durante II Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos.

O curso é destinado a estudantes e profissionais das áreas de Agronomia, Engenharia (Ambiental, Agrícola, Civil, Elétrica e Mecânica), Geologia, Arquitetura e áreas correlatas e se apresenta como uma oportunidade para atualizar profissionais para atuarem nas questões energéticas do Biogás. O Curso de Atualização em Energias do Biogás tem carga horária de 90h e é oferecido por meio do ensino a distância na plataforma da Web Rádio Água e vêm expandindo o conhecimento, democratizando o ensino por meio da internet.

O Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA/UTFPR) - Campus de Dois Vizinhos, se reuniu com representantes do Colégio Estadual Cristo Redentor de Nova Prata do Iguaçu – PR, para compartilhar saberes na produção de objetos feitos com materiais reutilizáveis, visando promover o manejo adequado dos resíduos sólidos e repensar sobre o consumo excessivo, promovendo um meio alternativo para a geração de renda.


Nesse sentido, foi apresentado por meio da atividade de extensão, a construção de um puff  com garrafas PET, lixeiras feitas com pneus velhos, tiaras com retalhos, painéis com chapa de raio-x, vasos e bolsas com caixas de leite, filtro dos sonhos com cipó, entre outros.

Todos os materiais estarão disponíveis ao público na exposição do estande da UTFPR – DV no Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA, que será realizado dos dias 01 a 04 de outubro na Unioeste – Campus de Cascavel.

Integrantes do grupo de Gestores Municipais de Educação Ambiental da BP3, participaram de uma visita técnica na Chapada dos Guimarães - MT. O cenário chamou a atenção dos gestores que em meio ao equilíbrio da paisagem mato grossense puderam refletir sobre a importância do seu trabalho na busca da preservação e manutenção do meio ambiente.


<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>
Página 1 de 2

Redes Sociais

  • Facebook: webradioagua
  • Linked In: webradioagua
  • Orkut: 15823632741848208134
  • Twitter: webradioagua
  • YouTube: webradioagua

Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu
Av. Presidente Tancredo Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038

 

2020 • Todos os Direitos Reservados