Logo Web Radio Água

Você está aqui:Início/MUNDO ÁGUA/Centro de Saberes

MUNDO ÁGUA

Centro de Saberes

Centro de Saberes

WebSite: http://Url (endereço do seu site/perfil)

O Centro de Saberes participou no fim do mês de julho do XII Encontro de Culturas Tradicionais, realizado na Chapada dos Veadeiros (GO). Participaram lideranças indígenas, representantes das comunidades tradicionais, educadores, estudantes, ativistas e gestores públicos. A reunião serviu para o planejamento do processo formativo do Centro de Saberes na Bacia do Prata em 2012, que será na região pantaneira da Bacia do Alto Paraguai.

Franklin de Paula Júnior, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, explica nesta edição do Saberes do Prata qual o motivo da escolha de realizar este encontro dos CAP's Brasil no XII Encontro de culturas tradicionais e também a integração das discussões com o Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Confira a entrevista.

Moema Viezzer, integrante do Conselho do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais do Prata, comenta sobre a 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental que acontecerá na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. De acordo com Moema, Coordenadora da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental,  o encontro servirá para que aconteça um debate relacionado a aplicação do Tratado de Educação Ambiental, firmado na Rio 92, e também em propostas para que seja dada a continuidade no trabalho.

 

O Saberes do Prata apresenta as ideias de intercâmbio de experiências com as culturas tradicionais do Pantanal. Utilizando a água como interface para a troca de experiências entre as comunidades, Heitor Queiroz de Medeiros, do Instituto de Ecologia e Populações Tradicionais do Pantanal, mostra como o Centro de Saberes pretende aproximar e difundir os saberes das comunidades índigenas. Confira a entrevista feita pela Comunicadora Comunitária WRA Cássia Ribeiro.

O Saberes do Prata traz as impressões de Miriam Duailibi, integrante do Conselho Diretor do Centro de Saberes, para 2012. Miriam destaca a necessidade e perspectiva de atuação do Centro de Saberes de forma mais próxima da comunidade, atuando de forma conjunta e presente em diversas regiões dentro da Bacia do Prata, e também a criação da Plataforma Web do Centro de Saberes, que abrigará diversos cursos a distância e facilitará o diálogo entre os participantes desta rede, composta por brasileiros, argentinos, paraguaios, uruguaios e bolivianos. A entrevista foi feita pela Comunicadora Comunitária WRA Cássia Ribeiro.

Redes Sociais

  • Facebook: webradioagua
  • Linked In: webradioagua
  • Orkut: 15823632741848208134
  • Twitter: webradioagua
  • YouTube: webradioagua

Centro Internacional de Hidroinformática | Parque Tecnológico Itaipu
Av. Presidente Tancredo Neves, 6731 | CEP 85.867-900
Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil
+55 45 3576-7038

 

2019 • Todos os Direitos Reservados